domingo, 31 de janeiro de 2010

Atacante Cabañas acorda e afirma que "está bem"

da Lancepress

Foi confirmada neste domingo a informação de que o atacante paraguaio Cabañas, do América-MEX, realmente acordou e falou algumas palavras. O médico da seleção, Aldo Martínez, afirmou que o jogador se dirigiu a ele.

"'Estou bem', ele me disse em guarani. Todos que estávamos perto nos abraçamos quando deixamos a sala, foi uma grande alegria. Mas o estado dele ainda é grave", disse o médico.

O responsável pela recuperação do atacante no hospital, Ernesto Martínez, afirmou que Cabañas seguirá no centro de terapia intensiva, mas que sua melhora a cada dia é muito boa.

"O edema cerebral diminuiu, a quantidade de sangue no cérebro também. Ele falou, reconheceu familiares e amigos, mas ainda temos uma grande luta pela frente", disse Martínez.

Na segunda-feira passada, Cabañas foi baleado na cabeça e o projétil ficou alojado em sua cabeça. Ele foi internado na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) de um hospital da Cidade do México, e seu estado de saúde ainda é grave.

sábado, 30 de janeiro de 2010

Cabañas desperta e fala, mas seu estado de saúde ainda é grave, dizem médicos

da Efe

O atacante paraguaio Salvador Cabañas, que foi baleado na cabeça em uma boate na Cidade do México, recuperou a consciência na tarde deste sábado (30) e falou algumas palavras em guarani, informaram os médicos. Cabañas despertou cinco dias após ter sido submetido a uma cirurgia por causa do ferimento.

O neurocirurgião mexicano Ernesto Martínez qualificou como "surpreendente e satisfatória" a evolução mostrada por Cabañas, que nos últimos cinco dias esteve sedado no centro de tratamento intensivo.

Martínez ainda confirmou que ao readquirir a consciência, o jogador falou em guarani com pessoas de sua família e com os médicos paraguaios que chegaram ao México para assisti-lo.

O neurocirurgião assinalou que Cabañas é capaz de movimentar suas extremidades e que foi retirada a ajuda respiratória, mas que sua condição de saúde ainda é grave. Segundo ele, serão mantidos todos os cuidados possíveis para que o paraguaio melhore sua condição.

Na segunda-feira passada, Cabañas foi baleado na cabeça e o projétil ficou alojado em sua cabeça. Ele foi internado na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) de um hospital da Cidade do México, e seu estado de saúde ainda é grave.

Depoimentos

Os irmãos Simón e Ramón Charaf, proprietários da casa noturna 'Bar-Bar', onde Cabañas foi baleado, na Cidade do México, prestaram depoimento ao Ministério Público, que durou oito horas.

'Nós nos apresentaremos todas as vezes que forem necessárias, e quando as autoridades nos solicitem', disse o advogado dos irmãos Charaf, Juan Antonio Domblás González, ao jornal mexicano 'El Universal'.

O advogado ainda afirmou que os irmãos foram convocados como testemunhas do caso. Domblás González não falou sobre o depoimento para não prejudicar as investigações.

A Justiça mexicana determinou a prisão preventiva de sete empregados do bar onde Cabañas foi baleado.



Em condição estável, Cabañas passará por exame de tomografia

Das agências internacionais
Na Cidade do México
  • Conforme resultados do exame de tomografia, Cabañas pode ter dose de sedativos reduzida

    Conforme resultados do exame de tomografia, Cabañas pode ter dose de sedativos reduzida

O estado de saúde de Salvadro Cabañas permanece estável. O atacante da seleção paraguaia será submetido neste sábado a um exame de tomografia computadorizada para verificar como está o edema cerebral.

“Ele se manteve estável. Estamos começando o quarto dia e todos os parâmetros estão bem. Não há complicações”, afirmou o neurocirurgião Ernesto Martínez Duhart, chefe da equipe médica que cuida do jogador, em entrevista coletiva na noite desta sexta-feira.

Conforme os resultados da tomografia, os médicos podem reduzir o nível de sedativos para verificar como Cabañas reagirá. “O exame nos permitirá ver se o edema segue diminuindo. A pressão intercraniana está bem. Quanto às evoluções neurológicas, há dias em que há muitos avanços e outros em que estão na mesma situação. Também há maus dias, mas ele tem se mantido estável e isso nos dá tranquilidade”, explicou Duhart.

Na sexta-feira, Cabañas, de 29 anos, recebeu a visita do atacante Cuauhtémoc Blanco, seu companheiro de equipe no América-MEX.

Orações e pressão

Na sexta-feira, seguidores da Santa Morte, figura cultuada no México, participaram de uma procissão pelas ruas de Pachuca. Eles rezaram e pediram pela recuperação de Cabañas. Cerca de cem pessoas participaram da cerimônia, realizada na região central da cidade.

O culto à Santa Morte, representada por um esqueleto elegantemente vestido, foi atacado pela Igreja católica, mas se popularizou nos últimos anos no México.

Já o governo mexicano recebe uma pressão cada vez maior para que seja encontrado o principal suspeito de ter atirado em Cabañas. Na sexta-feira, Fernando Lugo, presidente do Paraguai, disse ter conversado com Felipe Calderón, presidente do México, que prometeu progressos na investigação do caso.

UOL Celular

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Médico diz que estado de Cabañas melhorou, mas ainda é grave

da France Press

Melhorou o estado do atacante paraguaio Salvador Cabañas, baleado na cabeça na segunda-feira em um bar na Cidade do México, mas a sua condição ainda é grave.

As informações foram divulgadas nesta terça-feira pelo médico Ernesto Martinez, chefe da equipe de cirurgiões que operou o jogador.

"O estado de Salvador [Cabañas] evoluiu favoravelmente. Ele começou a responder a estímulos com movimentos", disse Martinez à imprensa. "Agora só resta esperar."

O atleta foi submetido a uma cirurgia, mas a bala, que ficou alojada em sua cabeça, não foi extraída para não causar mais danos. Foram retirados um coágulo de sangue e pequenos restos de ossos do crânio do atacante.

A Promotoria da Cidade do México teve acesso a um vídeo de cinco minutos que mostra supostos responsáveis pelo tiro que atingiu o jogador. As imagens foram captadas por câmeras instaladas no bar em que estava o jogador. Dois suspeitos estão foragidos.