Brasil e Paraguai anunciam acordo sobre hidrelétrica de Itaipu
da France Presse, em Assunção
da Reuters, em Assunção
Atualizado às 15h05.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu colega paraguaio, Fernando Lugo, anunciaram neste sábado em Assunção um acordo histórico sobre a exploração da usina hidrelétrica de Itaipu.
"Demos um passo muito importante. Trata-se de um acordo histórico", afirmou Lula ao fazer o anúncio na Casa de Governo de Assunção. Os dois presidentes assinaram uma declaração conjunta para oficializar o acordo. O texto foi lido a jornalistas pelo ministro paraguaio das Relações Exteriores, Hector Lacognata, na sede da presidência do Paraguai, local da reunião entre Lula e Lugo.
O Brasil praticamente triplicou o montante que paga ao vizinho pela energia elétrica que o vizinho não consome para abastecer a região Sudeste, além de permitir ao Paraguai a venda gradual do produto ao mercado brasileiro sem a intermediação da estatal Eletrobrás. O acordo também dará ao Paraguai um acesso privilegiado ao mercado brasileiro.
O acordo abriu a possibilidade para que ambos os países possam comercializar a energia de Itaipu com outros mercados a partir de 2023, uma recusa à exigência paraguaia de modificar o tratado que rege a administração da central.
"Esse não é um acordo no qual alguns perdem e outros ganham, aqui os dois países têm que ganhar para o bem de nossos povos e da região. Aqui ganhamos todos", disse Lugo.
Os países são sócios na hidrelétrica, uma das mais potentes do mundo, mas o Paraguai usa somente 5% da energia produzida e vende o excedente ao Brasil.
Lula também assumiu o compromisso de financiar vários projetos de infraestrutura no Paraguai. O acordo ainda tem que ser aprovado pelos Congressos dos dois países.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial